Servidor de comunicação para o protocolo SCP-HI disponibilizando acesso a todos os modelos de controladores da HI Tecnologia. Possui interface servidora OPC, suporte a drivers serial (RS232-C / RS485) e ethernet (TCP/IP, UDP e UDP Broadcast) permitindo o acesso simultâneo aos equipamentos por múltiplos clientes.
O servidor de comunicação ScpServerII foi desenvolvido para que múltiplas aplicações clientes possam acessar múltiplos equipamentos da HI Tecnologia simultaneamente.
Os equipamentos remotos podem ser acessados através de canal Serial (RS232-C, RS485) ou conexão Ethernet (TCP/IP, UDP ou UDP Broadcast). Para cada tipo de interface de comunicação serial ou ethernet o ScpServerII cria um driver com capacidade para se conectar a um ou mais equipamentos remotos.
Suporta múltiplos drivers permitindo acesso a equipamentos remotos que utilizam diferentes interfaces de comunicação.
O ScpServerII foi concebido para atender simultaneamente a conexões de múltiplos clientes que necessitam acessar os equipamentos remotos. Quando as aplicações clientes conhecem o protocolo SCP-HI (ex: SPDSW), estas se conectam diretamente ao módulo SS2S que provê o acesso aos equipamentos remotos.
Adicionalmente, o ScpServerII suporta conexão de clientes OPC. Neste cenário os clientes OPC se conectam a um módulo denominado SOS (SCP OPC Server). O SOS é portanto um módulo servidor disponibilizando uma interface OPC (especificação DA 1.0, 2.0 e 3.0) que utiliza o SS2S para acesso aos equipamentos remotos. A figura ao lado ilustra os 2 tipos de clientes suportados pelo ScpServerII.
Para mais informações consulte o Manual do ScpServerII.
Componentes do Software
O pacote do ScpServerII é composto pelos seguintes módulos :
SS2S – Servidor de comunicação para o protocolo SCP-HI
O módulo SS2S é um servidor de comunicação para o protocolo SCP-HI. Pode rodar como uma aplicação iconizada ou como serviço do Windows. Possui suporte para gerenciamento de múltiplos drivers de comunicação (até 32) podendo operar via rede ethernet (com protocolos de transporte TCP/IP ou UDP) ou utilizando canais seriais (RS232-C ou RS485).
SS2M – Monitor remoto do SS2S
O SS2M (ScpServerII Monitor) é um aplicativo que possui 3 funções principais:
- Permitir ao usuário criar ou editar um projeto definindo drivers que serão carregados pelo SS2S e disponibilizados para serem utilizados pelos clientes do ScpServerII;
- Supervisionar a operação do SS2S monitorando os clientes conectados, drivers ativos, equipamentos e tags registrados;
- Criar módulos de teste de comunicação para validar o link de comunicação entre o servidor e os equipamentos remotos a serem integrados ao ambiente.
SOS – Módulo servidor OPC
O SOS é uma aplicação que cria uma interface OPC servidora compatível com o protocolo OPC DA. Ele utiliza o ScpServerII (SS2S) para acesso aos equipamentos remotos, permitindo desta forma, que clientes OPC tenham acesso aos equipamentos conectados ao SS2S.
O SOS foi projetado para executar na mesma máquina que o SS2S e também em máquina remota. A possibilidade de operar em máquina distinta evita a necessidade da utilização do DCOM para que o cliente OPC acesse o SOS. A configuração do DCOM é causa de grande parte dos problemas encontrados na comunicação entre um cliente e um servidor OPC.
SO Client – Cliente OPC de teste
Esta aplicação é um cliente OPC de teste desenvolvido para validar o acesso de um cliente OPC aos equipamentos remotos através do SOS.
Arquitetura do Software
Múltiplos servidores podem ser instalados em uma rede permitindo acesso de clientes rodando na mesma máquina do servidor ou em máquinas remotas. A figura a seguir apresenta alguns cenários possíveis de configuração e operação do ScpServerII.
Material de Apoio
Fórum
Temos um Fórum com a participação da comunidade de usuários do ScpServer II com várias dúvidas respondidas pela nossa equipe de Suporte Técnico.
Base de Conhecimento
Veja aqui as dúvidas mais frequentes sobre o ScpServer II.
Central de Ajuda
Veja aqui todos os nossos canais de Suporte Técnico.