Nova linha de produtos de hardware: GTON
O GTON é a mais nova linha de produtos da HI Tecnologia. Focado em conectividade, esta nova família de produtos permite a implementação de gateways programáveis ou não, para uma grande variedade de meios físicos.
A linha conta com três categorias:
GTON-C: conversor Serial/Ethernet e bridge Modbus RTU/TCP no mesmo equipamento.
GTON-P: gateway programável em ST com múltiplas opções de interface de comunicação (232, 485, Ethernet, Rádio 900 MHz e 3G).
GTON-M: modem 3G ou NBIoT com interface Serial (232/485) ou Ethernet.
*O GTON-C é um conversor que possui todas as funcionalidades compatíveis com os conversores ESC717-S2, ESC717-S4, ESC717-B2 e ESC717-B4.
GTON-C
O GTON-C é um conversor Serial/Ethernet e bridge Modbus RTU/TCP com as seguintes características principais:
- Interface Ethernet 10/100 Mbits suportando até 4 conexões simultâneas;
- Interface serial RS232-C ;
- Interface serial RS232-C e RS485 com isolação galvânica;
- Servidor WEB integrado para identificação e configuração do módulo através de qualquer navegador.
Opera da seguinte forma:
Conversor de meio físico Ethernet para serial RS232-C ou RS485.
Operação em modo transparente. Disponibiliza driver que emula uma porta de comunicação serial virtual, e desta forma provê acesso através de uma rede Ethernet a dispositivos com interface de comunicação serial. Os programas que acessam equipamentos via interface serial, podem ser utilizados sem necessidade de alteração da interface de comunicação, porém acessando o equipamento serial através da rede Ethernet.
Bridge Modbus TCP / Modbus RTU
O GTON-C também opera como uma Bridge Modbus:
- Bridge entre os protocolos Modbus-TCP e Modbus-RTU. Essa bridge permite através da rede Ethernet, utilizando protocolo Modbus-TCP, acessar dispositivos seriais que operam com protocolo Modbus-RTU, e vice-versa.
GTON-P
O GTON-P é um Gateway programável em ST. Ele pode ser configurado com as interfaces de comunicação RS232-C, RS485, Ethernet, 3G e Rádio 900 MHz.
Este equipamento é programável através do ambiente de desenvolvimento HIstudio utilizando a linguagem de programação ST (Structured text), uma das linguagens padronizadas pela norma de controladores programáveis IEC 61131-3.
Através dos blocos de funções já disponíveis nas bibliotecas do HIstudio o usuário pode implementar diversos conversores e gateways com os recursos de comunicação disponíveis no equipamento adquirido.
Além dos blocos de funções de gateway, o GTON-P é compatível com toda a biblioteca de funções do HIstudio, estando apto a implementar recursos de filtros, condicionamento de sinais, tratamento e geração de eventos de alarmes, operações aritméticas e trigonométricas, manipulação de strings etc.
O GTON-P conta com sete modelos:
GTON-P S3G (A-232/485 – B-3G)
GTON-P RS3 (A-232 – B-485 BORNE)
GTON-P SET (A-232/485 – B-ETHERNET)
GTON-P SX9 (A-232/485 – B-RÁDIO 900MHZ)
GTON-P E3G (A-ETHERNET – B-3G)
GTON-P ES3 (A-ETHERNET – B-485 BORNE)
GTON-P EX9 (A-ETHERNET – B-RÁDIO 900MHZ)
GTON-M
GTON-M é um modem celular para as redes 3G ou NBiot. Estes modelos permitem a conexão de dispositivos com comunicação ethernet ou serial a redes celulares NBIot ou 3G, viabilizando a implementação da Internet das Coisas nas aplicações de automação industrial, residencial e predial.
Independentemente da interface utilizada (serial ou ethernet) o usuário configura no GTON-M o endereço IP e porta para acesso à aplicação remota além dos parâmetros de identificação da rede celular (APN, Usuário, Senha e PIN do SIM card). Nos modelos com interface ethernet, ao ser alimentado o modem tenta identificar a rede celular e aguarda uma conexão ser aberta na interface ethernet para então abrir conexão com o IP e porta configurados entrando em modo transparente se sucesso neste processo.
Se o equipamento conectado ao GTON-M fechar a conexão TCP/IP com o modem este fecha automaticamente a conexão com a aplicação remota.
Nos modelos com interface serial, ao ser alimentado o modem tenta identificar a rede celular e automaticamente abre conexão com o IP e porta configurados entrando em modo transparente se sucesso neste processo. No modo transparente, o modem opera criando uma bridge transparente, fazendo com que os pacotes de dados recebidos pelo equipamento remoto ou pela rede celular sejam retransmitidos para o lado oposto.
O GTON-M conta com quatro modelos:
GTON-M E3G (A-ETHERNET – B-3G)
GTON-M S3G (A-232/485 – B-3G)
GTON-M ENB (A-ETHERNET – B-NB-IOT)
GTON-M SNB (A-232/485 – B-NB-IOT)
Para saber mais sobre a família GTON no botão abaixo!