Segundo informações disponibilizadas no site da Sabesp, no Brasil, 30% da água consumida por uma pessoa ao longo do dia é proveniente de descargas em vasos sanitários.
Foi pensando nestes 30% que criamos um exemplo de aplicação para controlar, monitorar e medir o volume efetivamente economizado em sistemas de reúso de água de chuva com cisternas. O sistema foi instalado em uma residência e o resultado foi superior ao esperado.
O sistema exemplo de reúso de água de chuva com cisternas é formado por:
Cisterna: armazena a água de chuva coletada no telhado (pode ser alvenaria, concreto, plástico entre outros materiais);
Caixa d´água: Recebe a água da cisterna e distribui para os vasos sanitários e torneira de irrigação/limpeza;
Sensores de nível: Sinais para controle de bombeamento;
Modelo: ICOS LA16M40
Bomba: Transfere a água da cisterna para a caixa d´água;
Modelo: Anauger 700
CLP: Controle do bombeamento através do monitoramento dos sensores e totalização do volume de água transferida da cisterna para a caixa d´água;
Modelo: NEON-AC – 223.300
Telemetria: Portal de Telemetria da HI Tecnologia utilizado na aquisição de dados, monitoração e geração de relatórios para análise;
Sistema de Captação e reúso de águas de chuva
Basicamente o sistema consiste da captação das águas de chuva que caem no telhado da residência através calhas e canos para cisternas.
Posteriormente conforme o consumo da residência, monitorado pelos sensores de nível interligados ao CLP, a água da cisterna é bombeada para a caixa d’água que faz a distribuição para uso em descargas e outros, tais como, limpeza de pisos, lavar carro, irrigação de jardins e horta.
Sistema de Controle
Para o sistema apresentado foi utilizado um controlador NEON da HI Tecnologia com as seguintes funções de controle:
- Bombear água da cisterna para a caixa d’água somente durante o dia;
- Controlar o bombeamento através do monitoramento dos sensores de nível na cisterna e na caixa d’água, sendo que:
- Sensor de nível inferior da caixa d’água: inicia bombeamento;
- Sensor de nível superior da caixa d’água: encerra bombeamento;
- Sensor de nível inferior da cisterna: proteção para não acionar a bomba em vazio;
- Sensor de nível superior da cisterna: apenas informação de cisterna cheia;
- Totalizar volume economizado através da estimativa de vazão da bomba e tempo ligado da bomba;
Sistema de Telemetria
Como o objetivo deste exemplo é monitorar, medir e comparar a economia gerada pela utilização do sistema de captação e reúso de águas de chuva, adicionalmente o CLP foi interligado ao Portal de Telemetria da HI Tecnologia, sendo responsável pelo registro histórico dos dados do sistema e geração de relatórios.
Através do gráfico histórico fornecido pelo sistema de telemetria podemos analisar o “Volume total economizado” que no período(7 meses) visualizado foi de aproximadamente 39000 litros (mais de 5m³ economizados/mês). A figura a seguir representa o relatório
O consumo de água na residência onde foi instalado o sistema de reúso de água era de aproximadamente 12 m³/mês. Durante a utilização do sistema, no período de 7 meses, verificou-se através dos dados coletados que houve uma economia média de água superior a 40%. Resultado que superou a expectativa.
Para mais informações a respeito deste case e informações sobre os equipamentos e tecnologias utilizados acesse esta página, que um consultor entrará em contato com você.