Bombeio por Cavidades Progressivas
O método BCP consiste em uma bomba do tipo deslocamento positivo, composta por uma bomba com a forma de um parafuso sem fim acoplada a um motor elétrico na superfície por meio de um eixo. As folgas existentes entre o rotor e o estator formam os volumes das cavidades. A rotação do rotor produz o deslocamento dos fluidos dentro das cavidades.
A utilização de bombas de cavidades progressivas para elevação artificial no Brasil teve início em 1984, em fase experimental. Devido à simplicidade do método e à eficiência na produção de fluidos viscosos, o número de instalações com esse tipo de equipamento tem se difundido rapidamente.
Atualmente, as bombas BCP são acionadas por inversores de frequência e, para um controle automático de velocidade, é utilizado um controlador específico, que ajusta a velocidade de modo a manter a pressão de fundo constante, aumentando assim a produção do poço.
Soluções para Bombeio por Cavidades Progressivas
Diagrama básico de instalação do painel de supervisão e controle em uma unidade de bombeio por cavidade progressiva
- Principais recursos:
- Dois modos de controle (manual, automático)
- Retardo da partida da bomba com tempo configurável
- Limitação da velocidade mínima e máxima da bomba
- Comunicação entre o controlador e o sistema de supervisão, via rádio serial RS232 ou RS485, Rádio Ethernet, modem 4G, conexão RS485-RTU, conexão Ethernet ou conexão via fibra ótica
- Log histórico de eventos, alarmes e falhas salvos no SD card
- Restart automático da bomba, configurável, após parada por falha na alimentação, ou por falha
- Comando e controle remoto da bomba, a partir de um sistema de supervisão
- Arraste para o lado
PAINEL DE SUPERVISÃO E CONTROLE PARA BOMBEIO POR CAVIDADES PROGRESSIVAS
HI OilTools é um aplicativo Windows, freeware, que permite a configuração, operação local e diagnóstico de falhas nos painéis de comando e supervisão de poços da HI Tecnologia. É compatível com notebooks com sistema operacional Windows 7/10 e a sua conexão local com o controlador deve ser feita preferencialmente via Ethernet, sendo também possível via canais seriais RS485 e ou RS232.
O software disponibiliza tela de supervisão da unidade de bombeio, com status de modo de operação local/remoto, status do modo de controle, comandos para ligar e desligar a unidade de bombeio, CPM atual, pressão da linha, célula de carga, dentre outras informações.
Integração com o supervisório MAP da Idus
O MAP é um sistema supervisório desenvolvido pela Idus para monitorar poços de petróleo, especialmente aqueles localizados em campos maduros (onshore).
Trata-se de um sistema multi-método de elevação, compatível com diversos controladores.
Em decorrência da parceria entre a Idus e a HI, que já dura mais de uma década, o MAP é 100% compatível com os produtos HI para óleo e gás, explorando e disponibilizando ao cliente todos os recursos e funções das nossas soluções.