Bombeio Mecânico
No contexto da indústria petrolífera, o termo “elevação” refere-se ao processo de ascensão de fluidos como gás, óleo, areia e água de um reservatório poroso até a superfície, permitindo a remoção do subsolo e seu transporte até a unidade de processamento.
Para que a extração de petróleo aconteça, é preciso elevar esse óleo até a superfície. Em alguns poucos casos, quando a pressão do reservatório é suficiente para vencer o peso da coluna de fluidos, o óleo flui naturalmente, o que chamamos de poço surgente. Quando isso não ocorre, é necessário utilizar um método de elevação artificial. O bombeio mecânico (BM) foi o primeiro método de elevação artificial que surgiu na indústria de petróleo e é o mais utilizado no mundo em poços de petróleo terrestres (“onshore”), sendo sua importância demonstrada pelo alto número de instalações ainda existentes.
O método é baseado em um cavalo mecânico operando com movimentos alternativos (sobe/desce), gerados por um motor e uma coluna de hastes solidária ao cavalo que transmite esse movimento para o fundo do poço, acionando uma bomba que eleva os fluidos (óleo, água, gás, etc) produzidos pelo reservatório para a superfície, que depois será conduzido para os oleodutos. Esses reservatórios ficam localizados a centenas de metros abaixo da superfície. Não raro, é possível encontrar e explorar reservatórios a 2 mil metros de profundidade.
Soluções para Bombeio Mecânico
- Soluções para o comando de:
- Quadro de Comando Convencional (partida direta)
- Quadro de Comando Inteligente
- Quadro de Comando com inversor de frequência (acionamento via I/O)
- Quadro de Comando com inversor de frequência (acionamento via comunicação)
PRINCIPAIS RECURSOS:
- Aquisição da carta dinamométrica de superfície
- Cálculo da carta dinamométrica de fundo
- Controle automático em regime PUMP-OFF
- Controle automático por variação da velocidade
- Amplo conjunto de alarmes e falhas configuráveis
- Diversos meios de comunicação com o sistema de supervisão
- Três modos de controle: manual, temporizado e automático
- Arraste para o lado
PAINÉIS DE SUPERVISÃO E CONTROLE PARA BOMBEIO MECÂNICO
LT 0
Painel de Supervisão e Controle para bombeio mecânico com Quadro de Comando Inteligente QCI HI-Tecnologia.
PAINEL DE SUPERVISÃO E CONTROLE PARA BOMBEIO MECÂNICO
Painel de Supervisão e Controle e Comando, com chave de partida direta do motor integrada.
SCUB-LT
Controlador de Bombeio Mecânico
O SCUB-LT é um equipamento para instalação em painéis com inversor de frequência, destinado à supervisão, controle e comando de unidades de bombeio mecânico.
SOLUÇÕES PARA ATUALIZAÇÃO DE PAINÉIS OBSOLETOS
Com o objetivo de viabilizar a atualização de instalações antigas com painéis obsoletos, ainda utilizados em poços com bombeio mecânico, disponibilizamos kits NEON de atualização. Com esses kits, o cliente consegue substituir e atualizar o controlador dos painéis existentes, aproveitando toda a infraestrutura de instalação existente com agilidade e segurança.
QUADRO DE COMANDO INTELIGENTE PARA BOMBEIO MECÂNICO
O QCI-HI é um Quadro de Comando inteligente para bombeio mecânico, que possui um controlador inteligente incorporado. Este controlador se comunica através de uma rede MODBUS com o painel de controle, reduzindo drasticamente a quantidade de fiação de supervisão e comando necessária e ampliando os recursos de supervisão e proteção da unidade de bombeio.
HI OilTools é um aplicativo Windows, freeware, que permite a configuração, operação local e diagnóstico de falhas nos painéis de comando e supervisão de poços da HI Tecnologia. É compatível com notebooks com sistema operacional Windows 7/10 e a sua conexão local com o controlador deve ser feita preferencialmente via Ethernet, sendo também possível via canais seriais RS485 e ou RS232.
O software disponibiliza tela de supervisão da unidade de bombeio, com status de modo de operação local/remoto, status do modo de controle, comandos para ligar e desligar a unidade de bombeio, CPM atual, pressão da linha, célula de carga, dentre outras informações.
Integração com o supervisório MAP da Idus
O MAP é um sistema supervisório desenvolvido pela Idus para monitorar poços de petróleo, especialmente aqueles localizados em campos maduros (onshore).
Trata-se de um sistema multi-método de elevação, compatível com diversos controladores.
Em decorrência da parceria entre a Idus e a HI, que já dura mais de uma década, o MAP é 100% compatível com os produtos HI para óleo e gás, explorando e disponibilizando ao cliente todos os recursos e funções das nossas soluções.