A empresa Exata Automação utiliza o Portal de Telemetria desde setembro de 2014.
Focada em gerenciamento de medidores e analisadores de energia elétrica, a empresa utiliza os recursos do Portal de Telemetria para fornecer aos seus clientes informações que simplificam a gestão do consumo e qualidade do fornecimento de energia elétrica.
Exemplo disso, foi o evento ocorrido em janeiro de 2015. O Portal de Telemetria registrou o fornecimento inadequado de energia: a baixa frequência.
Segundo Fabio Edir, proprietário da Exata Automação, “A identificação deste tipo evento auxilia na proteção de cargas sensíveis, pois consegue alarmar a queda de frequência, enviando um e-mail para que os responsáveis tomem providências. Outro fator é que, em caso de queima de equipamento, pode-se provar para a companhia que houve um fornecimento inadequado de energia, nesse caso, baixa frequência.”
A figura a seguir, obtida através do Portal de Telemetria, representa o gráfico que comprova a queda de frequência:
Ainda segundo Fabio Edir “o item 8 do módulo 8 do PRODIST da Aneel o item 8 do módulo 8 do PRODIST da Aneel estabelece que a variação máxima de frequência deve ser entre 59,9Hz e 60,10 Hz.”. Segundo o que foi registrado pelo sistema, a frequência alcançou valor próximo a 58,5Hz.
Nesse cliente da Exata Automação, o CLP da família NEON foi utilizado para realizar conexão com medidores de energia da Schneider, modelo PM710.