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O que devo configurar em minha rede para conectar equipamentos ao Portal de Telemetria?

Portal de Telemetria, em seu primeiro nível,  trata-se de um serviço na “nuvem” para aquisição de dados de equipamentos remotos através da Internet. Do ponto de vista de arquitetura de comunicação, os equipamentos remotos são responsáveis por abrir uma conexão com o Portal de Telemetria no qual disponibiliza as seguintes configurações para que os mesmos se conectem ao serviço: 

  • IP: 54.227.237.88
  • Porta: 16795 *

*O número da porta é dependente do tipo de protocolo configurado no cadastro do equipamento no Portal de Telemetria. Normalmente é utilizada a porta 16795(que é dedicada ao protocolo MODBUS-TCP), porém, tanto o IP como a Porta a serem utilizados, podem ser verificados no cadastro do equipamento no Portal.

Então é importante observar que o Portal de Telemetria não abre conexões ou tenta acessar nada externo ao serviço e sim apenas recebe conexões dos equipamentos remotos. Após autenticada e validada uma conexão, cria-se um “canal” direto entre o equipamento e o Portal, sendo apenas por este caminho que as informações necessárias são trocadas.

Portanto, para que os equipamentos tenham acesso ao Portal de Telemetria, é necessário que a rede onde o mesmo esteja inserido possua acesso a internet e permita uma conexão de saída para o IP e Porta onde o serviço é disponibilizado(caso seja utilizado algum firewall na rede).

Além disso, a rede utilizada deve estar configurada para operação de equipamentos com IP fixo (sem DHCP), que é o caso dos equipamentos da HI Tecnologia.

Por fim, é importante verificar também as eventuais adequações nas configurações da interface de rede do equipamento para que o mesmo adote o padrão compatível com rede utilizada. De fábrica, os equipamentos da HI Tecnologia utilizam as seguintes configurações em sua interface de rede:

  • IP: 192.168.0.200
  • Máscara de sub-rede: 255.255.255.0
  • Endereço IP do Gateway: 192.168.0.1

Portanto, caso a rede onde o equipamento será conectado utilize um padrão diferente, deve-se configurar o equipamento conforme o padrão da rede, utilizando-se um IP válido na rede para o mesmo e adequar os outros parâmetros.

Para maiores informações, acesse Conectando equipamentos no Portal.

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